Por Janaína Ferraz
Pós-mestranda Rebeca Régis apresenta o tema “Fotografia nos perfis de redes sociais”.
O Intercom 2010 promoveu nesta sexta-feira, 3 de setembro, oficinas de Comunicação Audiovisual. Uma delas, tratando-se do tema “Fotografia como imagem jornalística”. Na palestra, vários estudiosos da comunicação fotográfica apresentaram temas referentes ao fotojornalismo como instrumento fundamental não só da comunicação factual, mas também, da fotografia como arte e objeto de estudo psicológico e sociológico.
A fotografia possui valores e ferramentas que são categorizadas em informativa, ilustrativa e técnica; possibilitando uma melhor metodologia para o aprendizado do fotojornalismo. A partir da captura de imagens relacionada à tecnologia e às novas mídias digitais, cada vez mais, há critérios de subjetividade na escolha da imagem, que em alguns casos sobrepõem-se à sua principal funcionalidade por falta de conhecimento mais aprofundado. “Quer fotografar bem? Leia muitas imagens”, diz o Prof. Dr. Lauriano Benazzi.
A oficina também apresentou a evolução da fotografia e sua importância histórica no Jornal do Brasil nos anos 1960, além da abordagem: “Jornalismo como elemento construtor da memória”. Na segunda metade das palestras, o assunto sobre as mídias digitais e a fotografia foi o principal enfoque da oficina.
O tema “Fotojornalismo e sua narratividade sobre aspectos da produção jornalística na Web” discutiu a relevância da necessidade de novas especialidades do fotógrafo, pois a interatividade e os recursos audiovisuais de edição e montagem são hoje essenciais para o fotojornalismo contemporâneo.
Ao final da oficina, o grande fotógrafo e jornalista Carlos Recuero acompanhado da pós-doutoranda, Rebeca Régis discursaram a respeito da “Fotografia nos perfis de redes sociais”.
Através de uma pesquisa de campo, eles concluíram que a principal intenção do usuário dessas redes sociais ao escolher e postar uma foto em seu perfil, é a identificação como um “ser virtual”, além é claro, da tentativa de transformar apenas uma imagem em um status social e em uma possível elevação da auto-estima.

0 comentários:
Postar um comentário