Por Renan Simão
Foto: Claudia Velho
Bob Fernandes conta os bastidores da Copa de 2010 em exposição de case
O que era para ser uma exposição de case sobre a cobertura da Copa do Mundo se tornou uma prosa entre cerca de 20 estudantes e o jornalista Bob Fernandes. Bob, veterano de profissão com mais de trinta anos de atividade, se apresentou no terceiro dia de Intercom para falar da cobertura do site Terra na Copa do Mundo de 2010 e sua participação no evento. Ele ainda revelou segredos de bastidores que só um repórter calejado pode conseguir.
Para quem não sabe, o Terra fez uma cobertura de sucesso. Levou 13 credenciais para a África do Sul e, durante a Copa, registrou trinta milhões de visitas e 11 milhões de acessos. Bob sabe de melhor do que ninguém conseguir informações preciosas, dignas de um trabalho de repórter. Bob, por exemplo, foi o primeiro saber , logo depois do fim da Copa, dos episódios em que a assessora do lateral Michel Bastos revela insatisfação com a equipe. Veja: http://blogdobobfernandes.blog.terra.com.br/2010/06/27/assessora-revela-insatisfacao-de-michel-bastos/
O profissional, que já cobriu campanhas presidenciais (a de 2010 é uma delas) e emplacou diversos artigos em revistas como Veja e Isto É diz que agora apenas faz trabalhos pontuais no espaço no Terra, o Terra Magazine. “Sou fanático por esporte, mas não sou um daqueles caras da ESPN que sabem tudo daquele campeonato do Turcomenistão. Especificidade excessiva é prejudicial e chata”, aponta.
Bob conta que, a seu ver, a mídia não fez uma boa abordagem na Copa devido à má qualificação de profissionais. “Falta determinação para aprofundar um tema que estava em aberto e foi esquecido”. Determinação é uma das qualidades, afirma ele, que os jovens repórteres têm de exercer em sua carreira.


0 comentários:
Postar um comentário