Estudos dos gêneros jornalísticos são apresentados no Intercom Jr

Por Lígia Ferreira

Aluno da UNESP faz sua apresentação no Intercom Júnior

Na sexta sessão de jornalismo do Intercom Júnior, que aconteceu neste domingo, alunos apresentaram suas pesquisas relacionadas aos gêneros jornalísticos. Foi analisado material de radiojornalismo, ciberjornalismo, jornalismo impresso e telejornalismo.

Felipe de Castro, aluno do último termo de jornalismo da UNESP, apresentou seu projeto de pesquisa baseado na análise dos cinco primeiros anos de circulação do jornal Correio da Noroeste, da região de Bauru. Por meio de observações, o aluno constatou que o jornal possuía papel de agente social, pois discutia a política estadual e nacional, além de atualizar a sociedade local sobre os acontecimentos contemporâneos.

Já Maria Clara Corsino, aluna da UFV (Universidade de Viçosa), apresentou sua análise sobre o tema “Jornal Nacional 40 anos: a procura do modelo de representação da nação”. Ela avaliou algumas renovações que foram feitas quando o jornal completou 40 anos. Segundo seu estudo, houve muitas mudanças no formato, na linguagem e na apresentação. Porém, a estudante acredita ser necessária uma reforma mais ampla no conteúdo. “O jornal nacional precisar trazer notícias de interesse do povo e não somente das vozes oficiais, do Estado e dos publicitários”, afirma a estudante. Entretanto, ela deixou claro saber que as mudanças no conteúdo são um grande desafio, uma vez que as pessoas possuem interesses divergentes.



0 comentários:

Postar um comentário