Por Laís Modelli
O universitário Thiago e as questões que sua apresentação levantou
Durante todo o terceiro dia de Intercom 2010 aconteceu a apresentação de trabalhos científicos sobre Comunicação Multimídia. Ao todo, foram 19 trabalhos de alunos de comunicação de toda a parte do Brasil. Os temas apresentados abordaram desde blogs de políticos e até palavras mais comentadas no Twitter, as hachtags, que causaram polêmica.
O trabalho mais comentado do dia foi o que ofereceu uma temática um pouco mais ousada. Desenvolvido pelo aluno da Universidade Federal de Viçosa, UFV, Thiago Oliveira de Araújo apresentou “Os Publieditoriais e o Crowdfunding, os novos modelos de negócio na internet”. Em linhas gerais, o termo crowdfunding se refere a prática de convencer várias pessoas a investir pequenas quantias em uma ideia original. A palavra nasceu para descrever o caso de um blogueiro norte americano que pediu dinheiro aos seus leitores para fazer uma viagem e depois retratá-la no blog. Já sobre os publieditoriais, o universitário Thiago apresentou a criação do selo virtual “Artigo Patrocinado”, que vem no começo de todo texto publicitário para que o leitor não o confunda com um texto jornalístico. Para exemplificar os publieditorias, o aluno comentou o funcionamento do blog Papo de Homem.
De forma geral, todos esses quase vinte trabalhos estavam relacionados ou estudavam algum caso específico do mundo virtual. Na parte da manhã, por exemplo, alunos do nordeste e sudeste do Brasil falaram sobre a figura do político na web em tempos de eleições. Primeiro foi mostrado as estratégias que o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usou na internet para fortalecer e conquistar seu público eleitor. Logo em seguida, um trabalho abordou os blogs dos candidatos a presidência do Brasil Dilma Rousseff e José Serra, além do blog “Os Amigos do Presidente Lula”, do nosso atual presidente.
Esses trabalhos sobre análise de figuras políticas dentro da blogosfera trouxe à tona a questão da “cultura do fã” na internet. Na maioria das apresentações foi falado que, enquanto que o meio do jornal impresso se consolidou com uma postura de se defender dos seus “inimigos”, o meio virtual tem servido para personagens públicos como uma ferramenta de se fortalecer através de seus “fãs”. O presidente Obama, por exemplo, soube criar uma espécie de nicho de fãs dentro da internet que o ajudaram de forma gratuita em sua campanha eleitoral. Em outras palavras, como a internet é um espaço que pratica uma comunicação de todos para todos, conquistar um grupo de internautas é ter seu nome repetido várias vezes e até ao mesmo tempo em vários blogs, sites e até tweets.
Também apareceu como ideia comum durante as apresentações de que o fugaz e o instantâneo tem sido o carro chefe do mundo virtual. Existiram ainda alunos que afirmaram que culpar ferramentas como Google News pela crise do jornal impresso é uma visão ingênua. Também foi de comum acordo entre os expositores que não pagar dinheiro pelo acesso à internet faz com que tenhamos que pagar com a nossa própria privacidade.
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