Termina o GP de Cinema
Aconteceu neste domingo, 05 de setembro, a última sessão de Comunicação Audiovisual, cujo tema foi “artigos de Cinema”. Esse último encontro abordou os efeitos visuais voltados para a cinematografia. Os congressistas dialogaram sobre imagem e movimento dentro da tela.
Contemplando aspectos relacionados à produção, distribuição, exibição, tecnologias, interação com demais mídias audiovisuais, preservação, entre outros, procurou-se compreender os efeitos do cinema no espectador e na mídia.
Os participantes da primeira rodada de projetos demonstraram suas impressões do Primeiro Cinema, do século 20. A pesquisa do professor, Roberto Tietzmann, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, discutiu a propaganda inserida como efeito visual nas telonas. Ainda nesse projeto, o palestrante usou exemplos de filmes, como King Kong (1933 e 2005) para falar sobre a imagem planejada. “A descrição contextualizada e o segundo plano de uma cena trazem muitas referências, além de uma reflexão do próprio diretor”, disse Roberto.
Outras vertentes foram exploradas no decorrer da tarde, como a fusão de imagem e movimento. Abriu-se espaço para discussão e crítica da evolução do Cinema novo e sequência de fotogramas – determinada frequência de imagens por segundo que consegue gerar a sensação de movimento no espectador. “Há ligação direta entre os primeiros filmes e a mobilidade, principalmente pela situação histórica da época”, comentou Marcelo Carvalho da Silva (ECO-UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A força das falsas imagens finalizou a primeira parte do grupo de estudos (GP). Michael Abrantes Kerr, Universidade de Pelotas (UCPEL), citou vídeos da internet, “Uma imagem do passado arquivada pode ser utilizada no presente e criar uma situação falsa”. Exemplo dado na sessão, Atividade Paranormal, filme que recria uma situação baseada em fatos planejados que proporcionam uma atmosfera de veracidade.
Na segunda metade dos GP, uma breve reflexão sobre curta metragem e book trailer chamou a atenção do público. Luiza Lusvarghi, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) SP, trouxe o livro de Guillermo Del Toro e sua divulgação, através de vídeo. A palestrante deu destaque para o crescimento desse tipo de propaganda. “Veja o livro e leia o filme”, terminou Luiza.
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