Por Jaderson Souza
A introdução de novas tecnologias nas transmissões esportivas, em especial na Copa de Mundo de 2010, foi abordada em palestra realizada ontem no Intercom, em Caxias do Sul (RS).
Professores e mestrandos da Unesp de Bauru apresentaram trabalhos com o intuito de relacionar o fenômeno da televisão digital dentro dos jogos de futebol. A Copa da África foi a que teve maior cobertura midiática de todos os tempos.
O mestrando Santiago Naliato Garcia observa que as transmissões estão cada vez mais parecidas com os filmes do Canal 100: filmes dos anos 70 que apresentavam o futebol sob um viés artístico.
Apesar do formato HD apresentar algumas imperfeições como o atraso de 5 segundos em relação ao tempo real, Garcia acredita no sucesso dos jogos transmitidos em alta definição pelo fato das imagem e do áudio possuírem melhor qualidade.
Esta mesma razão, segundo a professora Letícia Affini, gera grande expectativa pois a linguagem audiovisual adequada às transmissões esportivas acompanha as atuais tendências da TV.
Por outro lado, a mestranda Elica Ito, também da Unesp, ressalta a grande demanda no setor televisivo em anos de Copa. No primeiro semestre de 2010, 7 milhões de famílias compraram uma televisão nova. A Copa da África foi a primeira a ser transmitida no formato HD para a televisão aberta.
Porém, ela observa a ausência de uma programação satisfatória para dispositivos móveis como os celulares.
“O horário nobre de quem vê TV em casa não é o mesmo de quem vê TV pelo celular por exemplo. Mas ainda não é possível legalmente trabalhar com planos específicos no que se refere aos dispositivos móveis”, disse Ito.
Um ponto de consenso entre os participantes é a necessidade de aperfeiçoamento do setor com a entrada de novas pessoas no mercado de trabalho mas a expectativa de avanço das novas tecnologias é quase certa.
Alta definição no esporte ainda necessita de avanços
por
Jornal Júnior
4 de setembro de 2010
Marcadores:
caxias do sul,
intercom 2010,
jornalismo,
unesp bauru
0 comentários:
Postar um comentário