Mídia e Esportes no Intercom

Por Juliana Santos

Márcio explora a opinião do público no episódio Dunga x Escobar

No Intercom as discussões sobre esportes vão além das mesas-redondas. No quarto dia do congresso, o Grupo de Pesquisas (GP) de Comunicação de Esporte contou com a apresentação de cinco trabalhos acadêmicos sobre o tema.

Partindo da cobertura da Copa do Mundo deste ano, dois trabalhos exploraram a relação da imprensa com o técnico Dunga. Primeiramente, a pesquisa desenvolvida pelo Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) trouxe uma pesquisa sobre o episódio da discussão entre o Dunga e Alex Escobar, jornalista da Rede Globo.

Com a análise de blogs esportivos, e os comentários de internautas, o professor concluiu que o torcedor percebe quando a imprensa abandona o compromisso com a informação. Por isso é necessário uma reflexão sobre a conduta profissional e os caminhos do jornalismo. “O público está mais ciente de como funciona a profissão”, afirma Márcio.

O estudo da professora Andréia Gorito, da UVA (Universidade Veiga de Almeida) do Rio de Janeiro, abordou a preparação de porta-vozes para entrevistas à imprensa. Analisando os erros de Dunga na Copa, Andréia mostrou como a falta de preparo por parte da assessoria prejudicou a imagem do técnico e da seleção com a imprensa e público. Com a consciência de que era o centro das atenções na cobertura do evento, e que ocupa um cargo que é considerado pelos brasileiros como segundo cargo mais importante do país, o técnico não poderia apresentar um comportamento explosivo e mal-humorado.

A falta de treinamento de Dunga teve muita repercussão, pois tão importante quanto a vitória, seria a trajetória construída na competição pela seleção. Com o exemplo de Maradona, ex-técnico da seleção Argentina, a professora defendeu como a boa imagem do técnico refletiu diferente do desemprenho do time em campo. A professora ainda completou que “a antipatia pelo Dunga, também se deve muito ao fato de não reconhecermos ele como técnico”.

Além desses trabalhos, o grupo de pesquisa contou com a apresentação sobre “Crônica Esportiva e algumas reflexões” do professor da UNESP, José Carlos Marques, o trabalho de Marcel Neves Martins da Unisinos sobre a “Mediatização social em partidas de futebol” e a pesquisa do Prof. Dr. Luciano Maluly, da Universidade de São Paulo (USP) que abordou o jornalismo esportivo e seus desafios e propostas.




0 comentários:

Postar um comentário