Alunos de jornalismo se apresentam na primeira sessão do Intercom Júnior

Por Janaína Ferraz
Jean Patrick Joris apresenta seu TCC no Intercom Júnior

O Intercom promoveu neste sábado a primeira sessão do Intercom Júnior de Jornalismo 2010. As sessões abrem espaço para graduandos apresentarem seus TCCs e suas iniciações científicas no maior congresso de comunicação do Brasil.

Um dos temas que foram abordados na sessão é relacionado à função do jornalista nos dias atuais, além de uma previsão de como será o trabalho do profissional há alguns anos. Segundo a participante Letícia Demoly de Mellos, não há mais como separar a trabalho do jornalismo e do mercado de comunicação ao processo de interatividade. O acesso fácil, rápido e sem a necessidade de um forte corporativismo, faz com que o jornalista comece desde já a buscar cada vez mais credibilidade e profissionalismo para continuar se mantendo no mercado de trabalho.

Outro tema bastante debatido entre os orientadores e palestrantes foi a maneira se utiliza os infográficos na revista Superinteressante. Apresentou- se a ideia de que os infográficos complementam o texto e vice-versa, como uma maneira de seduzir o leitor e facilitar o entendimento da notícia. Também comentaram sobre a possibilidade: será que os infográficos tornam o leitor mais preguiçoso à leitura?

Para o participante Jean Patrick Joris, as imagens são o primeiro contato do leitor com o material noticiado, pois o indivíduo pós-moderno necessita antes ser cativado visualmente para interessar-se pelo assunto. “A não vontade de ler hoje é reflexo de uma educação ruim”, comenta.

Na sessão ainda foram apresentados temas relacionados à comunicação: enquadramento de alguns jornais na apresentação de candidatos; a ótica de Gatekeeping e a divulgação científica em meios de comunicação.


















0 comentários:

Postar um comentário