Workshop analisa o desenvolvimento de aplicações interativas para televisão digital utilizando a tecnologia Java para o Ginga


Por Leticia Greco

Dia 19 de novembro, às 18h será realizado durante o SIMTVD o workshop “Desenvolvimento de aplicações JAVA para o GINGA” com Daniel Uchôa, diretor de Inovação e Engenharia da Overmedia Networks e membro da empresa Caelum, companhias especializadas em treinamentos e consultoria em Televisão Digital.

Segundo Uchôa, “Desenvolvendo Aplicações com Ginga: o Middleware da TV Digital“ é um treinamento pioneiro e único no mercado. Além disso, é autorizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instiuição que desenvolveu o Ginga. Normalmente o treinamento é oferecido em dois módulos de 8 horas-aula. Para o SIMTVD houve uma adaptação e a duração será reduzida.

Uchôa faz questão de ressaltar que o curso para Televisão Digital tem metodologia própria, a fim de que cada conceito seja demonstrado e vivenciado pelos alunos. Segundo Uchôa, que também desenvolveu um framework para aplicações residentes no FlexTV, “cada módulo é focado em um estudo de caso, no qual ao longo do curso os participantes implementam uma aplicação completamente funcional.

No Módulo 1 os participantes desenvolvem uma aplicação que interage com o usuário através da apresentação de mensagens na tela e do tratamento de eventos do controle remoto.

Já no Módulo 2, será construída uma aplicação que evolui na interface gráfica, e que além de interagir com o usuário, também é capaz de interagir com os fluxos de áudio e vídeo, e com outros equipamentos na rede através do Canal de Interatividade. No fim, teremos uma aplicação de comércio na TV completamente funcional“.

Daniel Uchôa relata que o objetivo do workshop é “ensinar os primeiros passos no desenvolvimento de aplicações interativas para televisão digital utilizando a tecnologia Java para o Ginga“. Para ele, o workshop será um grande desafio, já que o objetivo “é que em apenas 1 hora os participantes criem suas primeiras aplicações Java para o Ginga“. Mas ele ressalta que para o desenvolvimento de aplicações reais e para o entendimento de todo este novo ecossistema de software para televisão digital surge muito mais dedicação e tempo necessários.

As inscrições para o workshop já estão abertas e são gratuitas aos inscritos no evento. Para se inscrever basta entrar no site www.faac.unesp.br/simtvd. O SIMTVD é promovido pelo LECOTEC, que disponibiliza informações adicionais pelo telefone (14) 3103- 6168 ou pelos emails: simtvd2009@faac.unesp.br ou vivian.lourenco@faac.unesp.br



0 comentários:

Postar um comentário