O Enco-Rádio, além de um meio de discussão sobre o Rádio como veículo de comunicação, é um importante evento informativo e didático. Por isso, algumas das mais importantes atividades do evento são as oficinas, que esclarecem assuntos relacionados à comunicação no rádio, feitas a partir do ponto de vista de profissionais.
A terceira edição do Enco-Rádio conta com quatro oficinas, duas pra cada dia do evento. Para participar, é preciso fazer uma inscrição independente das outras atividades que custam R$ 5,00 cada.
No primeiro dia, 4 de novembro, aconteceu a oficina de “Produção Sonora Como Elemento Fundamental Para o Audiovisual”, ministrada pelo graduando de Rádio e TV da Unesp-Bauru Bernardo Marquez. Segundo ele, a idéia é expor os aparatos básicos, as possibilidades, as profissões existentes nesse meio e os conceitos importantes para os primeiros passos na produção sonora no rádio, na TV, no cinema e na publicidade. Ele ainda lembra que cada inscrito deverá levar o seu fone de ouvido para a oficina.
Nesse mesmo dia, Wellington Leite, locutor e produtor das rádios Unesp FM e Veritas, mostra, na sala 65, a oficina de “Como Montar Uma Grade De Programação Artística No Rádio” . Wellington conta que na oficina ele dará uma visão prática sobre a programação radiofônica principalmente em rádios comerciais e comunitárias. “O programador tem a importância de definir qual será a "cara" de uma emissora.”, diz ele explicando sobre a importância da oficina.
Já na quinta- feira, dia 5 de Novembro a tarde começa com a oficina “Uso Profissional da Voz”, excepcionalmente das 13 às 16 horas, na sala 77, com a fonoaudióloga da USP Iara Lorca. Segundo Iara, o objetivo da oficina é passar noções de como a fonoaudiologia torna a locução melhor. Além de dicas de cuidados com a voz e interação com os participantes através de exercícios para entonação.
Também há a oportunidade de aprender “Como tema Montar Uma Web Rádio” com Vitor Garcia, que é graduando de Radialismo da Unesp-Bauru e diretor da Rádio Unesp Virtual. Vitor conta que a oficina terá duas partes: na primeira ele contará como é o funcionamento da Rádio Unesp Virtual e na segunda ele dará um panorama geral do que é necessário fazer para se ter uma Web Rádio sem sair de casa.
Este ano a programação foi expandida e a escolha dos oficineiros aproveita o potencial dos alunos da faculdade e os profissionais da Rádio Unesp FM. Denise Aielo, coordenadora geral do evento, colocou que a inovação esse ano é trazer oficinas que contemplam os três cursos de comunicação: Jornalismo, Radio e TV e Relações Públicas.
Texto de Laura Luz
Oficinas mostram lado didático do III Enco-Rádio
por
Jornal Júnior
6 de novembro de 2009
Marcadores:
enco rádio 2009

0 comentários:
Postar um comentário