Luís Morais e Nayara Kobori
Na manhã desta quinta-feira, 12 de Maio, a XIII Jornada Multidisciplinar “Futebol, Comunicação e Cultura” contou com a presença do professor de História da USP Flávio de Campos e o jornalista esportivo da ESPN Brasil Celso Unzelte. Eles participaram da mesa-redonda “Futebol, História e Comunicação”, realizada na Central de Salas da FAAC.
Os palestrantes destacaram a introdução do futebol nos estudos universitários e condenaram a banalização acerca do assunto pelos intelectuais, argumentando que esse esporte representa um fato cultural significativo para compreender a sociedade contemporânea. De acordo com Celso Unzelte, “esse é um trabalho que tem que ser feito aos poucos, e a universidade tem contribuído muito para isso. É um trabalho de formiguinha, tijolinho por tijolinho, e é só desse jeito que a gente vai quebrar esse preconceito.”
O jornalista da ESPN ainda defende o futebol como fator de comunicação. Para Unzelte, o esporte é muito mais do que uma modalidade lúdica: abre portas para o conhecimento, integrando símbolos históricos e valores culturais.
Já Flávio Campos pontua que há uma crescente valorização de pesquisas no campo futebolístico e que a inserção do historiador – ainda que pequena (apenas 10% das teses de doutorado e mestrado) – já representa uma mudança no comportamento acadêmico diante do tema. Campos questionou também a construção do futebol na “avalanche de imagens” da atualidade, e a relação torcedor/consumidor com a promoção do “marketing de emboscada” feito pelas empresas em épocas privilegiadas, como a Copa do Mundo.

0 comentários:
Postar um comentário