Lucas Esteves

A exibição dos filmes contou com a presença de cerca de 50 pessoas
Um dos filmes exibidos na tarde da última quarta-feira (11 de maio) na 13ª Jornada Multidisciplinar da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (FAAC) foi o filme “Futebol” de 1998. O longa é um documentário que procura mostrar o lado pobre, difícil e sofrido do futebol acompanhando três história reais de garotos que tentaram seguir carreira no esporte e acabaram se frustrando.
O filme conta com depoimentos de grandes figuras do esporte, como Pelé, Tostão, Telê Santana, Nilton Santos, Pompéia e outros. As histórias apresentadas mostram as dificuldades que enfrentam os jovens que sonham ser jogadores de futebol ao decidirem seguir carreira no esporte. O filme, que na verdade foi lançado como uma série de três programas no canal GNT, foi indicado como finalista do Emmy Awards de 1998 na categoria de documentário internacional.
Depois da exibição, o professor João Eduardo Hidalgo fez uma breve explanação sobre como e porque o futebol é um esporte raramente retratado no cinema. Segundo Hidalgo, existem muitas dificuldades técnicas em se produzir um filme ficcional que tenha o futebol como tema principal. É um esporte que não pode ser coreografado, como é o caso dos filmes de luta. “A tecnologia de hoje ajuda muito porque você tem câmeras digitais de alta qualidade e lentes com potência para filmar de muito longe”, completou o professor.
O professor João Eduardo Hidalgo falou sobre a parte técnica da produção de filmes sobre futebol


0 comentários:
Postar um comentário