Uma das mesas de discussão sobre o Telejornalismo colocou na mesma pauta a TV e a Internet.
“Telejornalismo na TV Digital: Tecnologia e fazeres jornalísticos” era o tema que reuniu sete trabalhos na mesa de Telejornalismo. O comum entre elas era a certeza da transição que está acontecendo no Jornalismo com a proposta da Era Digital. A internet é o meio que tem audiência crescente e consegue agregar outros meios como a TV.
De acordo com Flávio Antônio Porcello a proposta de discutir a televisão que, segundo ele, já foi uma mídia sem crédito, agora é um avanço. Mas o futuro aponta para a convergência digital da representação da realidade apresentada em áudio e vídeo.
Outro ponto em comum entre os teóricos é que tornar o material digital é uma construção, e o público aprende a ser expectador desta nova fase, ao mesmo tempo que pode contribuir para o desenvolvimento do conteúdo.
“Se os telespectadores podem agora interagir com o telejornal através das janelas da internet, estamos a caminho de um diálogo e da construção de um jornalismo cidadão”, é o que diz Tatiane Pimentel explicando que a cidadania só é construída através da transformação do cotidiano pelos cidadãos.
Marliva Vanti Gonçalves acha que o telejornalismo vai precisar de parcerias para o seu desenvolvimento de conteúdo, além da técnica e da forama, para ssim aumentar a experiência do público com o que lhe é apresentado.
Foto: Paula Machado

0 comentários:
Postar um comentário