O segundo dia da 3ª etapa da XXVI Semana Estado de Jornalismo trouxe Daniel Pizza, Adriana Carranca e Lourival Sant´Anna para debaterem o que sabem fazer de melhor: reportagem.
Para um público que novamente lotou o auditório do Estadão, os palestrantes abordaram a reportagem como gênero jornalístico e contaram experiências pessoais na profissão. Todos ressaltaram a importância da apuração e do aprofundamento na realização da matéria, e salientaram que nem sempre é possível realizá-la sendo inteiramente imparcial.
Daniel Pizza contou aos universitários suas experiências ao refazer pessoalmente as viagens realizas por Euclides da Cunha em "Os Sertões" e por Guimarães Rosa em "Grande Sertão: Veredas". Nelas, pôde perceber semelhanças e diferenças entre as regiões da época em que os consagrados escritores visitaram e atualmente.
Ouça AQUI a entrevista que Daniel Pizza concedeu à Jornal Júnior.
Logo em seguida, Adriana Carranca narrou algumas de suas viagens ao exterior -grande parte realizada durante suas férias - que renderam reportagens. Dentre elas está a ida à Teerã (capital do Irã), que resultou na publicação de um caderno especial publicado no Estadão. Ela afirmou ser complicado dissociar a vida privada da profissional, e que tenta realizar matérias mesmo nas viagens à passeio.
Mas o ponto alto do evento foi o relato do repórter Lourival Sant´Anna sobre a epopéia que vivenciou na cobertura da guerra entre Geórgia e Ossétia do Sul. Soldados, milicianos, ameaças de morte, armas e tanques blindados foram apenas alguns dos riscos que Sant´Anna teve que enfrentar ao ser o único repórter internacional a cruzar o lado ossetiano da fronteira. A reportagem na íntegra, narrada em primeira pessoa, pode ser lida AQUI.
OUÇA também a entrevista completa de Lourival Sant´Anna à Jornal Júnior.
Lourival, Pizza e Adriana afirmaram que, em casos excepcionais como esses, é permitida a utilização da subjetividade pelo repórter, pois só ela permite que toda a riqueza de detalhes seja relatada.
No fim, os universitários questionaram os repórteres sobre diversos assuntos, desde experiências profissionais até assuntos polêmicos, como o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo.
Apenas uma das questões não foi respondida: qual o salário de um repórter especial? Nenhum dos palestrantes se arriscou a responder, mas chegou-se a um consenso: deveria haver um adicional pela periculosidade do serviço.
Texto e entrevistas: Cristiano Pavini
Foto: Heraldo Soares
Reportagem especial: o ápice do jornalismo
por
Jornal Júnior
24 de setembro de 2009
Marcadores:
semana estado


0 comentários:
Postar um comentário