Um dos painéis do Grupo de Trabalho de Cibercultura do Intercom 2009 foi dedicado ao twitter, serviço chamado de microblog onde as pessoas tem que responder “O que você está fazendo?” em apenas 140 caracteres.
O artigo “O Microblog Twitter como Agregador de Informações de Relevância Jornalística”, da professora Luciana Menezes Carvalho, da UFSM, mostrou o quanto o site pode ser usado como um produto jornalístico, principalmente agregando informações.
Um dos comportamentos mais comuns dos usuários do twitter é compartilhar informações com seus seguidores. Os usuários criaram o hábito de passar links com o que estão vendo, lendo ou ouvindo pela internet.
A rede social assim deixa de ser um espaço para saber simplesmente o que as pessoas estão fazendo para ser uma rede social informativa. A professora Luciana diz “a grande novidade foi justamente essa apropriação do usuário em relação à informação de relevância jornalística. No twitter me parece que as pessoas tem essa necessidade de compartilhar informações, trocar links, chamar pro blog”.
Essa forma de compartilhar passaria a ser um filtro do que está acontecendo na internet. Seja descobrindo qual é o mais novo web-hit da internet ou vendo a notícia mais recente envolvendo o presidente Lula.
O twitter seria também uma fonte para buscar informações jornalísticas? A professora Luciana comenta e diz que também passou a usar o twitter dessa forma: “Depende da rede de seguidores que a gente forma, eu especialmente me utilizo muito do twitter para a partir dali navegar pela internet, pros sites que as pessoas estão comentando. Tem um grande número de pessoas que está fazendo esse uso do twitter”.
Os usuários fazem uma construção dos conteúdos jornalísticos mais importantes, selecionando de maneira coletiva tudo que está na internet de maneira desordenada. A professora destaca ainda que as empresas estão prestando cada vez mais atenção nisso: “As empresas estão se dando conta disso e usando o twitter para ser o novo canal de divulgação de informações, usam para cobertura, colocando o repórter na rua, postando direto, ao vivo”.
O twitter atuando em parceria com o jornalismo
por
Jornal Júnior
6 de setembro de 2009
Marcadores:
interatividade,
intercom 2009,
twitter

0 comentários:
Postar um comentário