Editor-chefe do Estadão no terceiro dia da Semana Estado

O terceiro dia da XXVI Semana Estado de Jornalismo contou com a participação de Marcelo Beraba, editor-chefe do Estadão.

Beraba ressaltou, durante toda a palestra, a importância da apuração para o bom jornalismo. Segundo ele, informações falhas resultam na perda de credibilidade, tanto para o jornalista quanto para o veículo de comunicação.

Ele refutou também a tese de que o jornalista nasce com a habilidade de apuração: "A qualidade de apuração não está no DNA do repórter, mas sim na constante experiência prática".

Para exemplificar uma apuração mal feita, Beraba relembrou a ontológica manchete de capa do jornal Correio Brasiliense do dia 4 de Julho de 2000, em que foi estampado "O Correio errou". Neste dia, o jornal se desculpou e se explicou pela falsa reportagem publicada no dia anterior, ligando o ex-ministro da Justiça de FHC Eduardo Jorge a escândalos financeiros. Saiba tudo o sobre o assunto AQUI.

De forma didática, Beraba expôs os seis fundamestos básicos do jornalismo: pesquisa, documentação, apuração, entrevista, observação e rechecagem.

Criticou também o jornalismo atual, majoritariamente declaratório, como se a única ferramente disponível fosse a entrevista. Assim, podemos perceber muitas aspas nas matérias, contrastando com as raras observações dos repórteres. Brincou, fazendo analogia ao futebol: "é como colocar `para o juiz, o jogo terminou empatado`, e não o próprio repórter afirmar que o empate foi o resultado da partida".

Por fim, Beraba utilizou o slogan do extinto repórter Esso para sintetizar o que são os repórteres: testemunhas oculares da história. "O repórter não pode se abdicar de passar suas informações ao público", finalizou.


Ouça AQUI a extrevista de Marcelo Beraba à Jornal Júnior:
(seguindo o exemplo do Correio Brasiliense, a Jornal Júnior faz uma auto-correção: Beraba é editor-chefe e não editor-geral, como consta no áudio).

Texto e entrevista: Cristiano Pavini
Foto retirada de http://pauloeleuterio.zip.net/images/beraba.jpg



0 comentários:

Postar um comentário