Televisão para ensinar TV digital da UNESP-Bauru é referência no Intercom 2009


Num cenário de convergência de mídias na internet e nos aparelhos celulares, a televisão não fica de fora e, nesse contexto, a Televisão Digital ganha destaque. O antigo telespectador, outrora obrigado a aceitar o que estava passando nos programas tradicionais, agora pode interagir com o que aparece na telinha. Apertando um botão do controle remoto, um inteiro repertório de informações sobre o programa assistido se mostra na frente da pessoa. O hábito de apenas encarar a televisão sentado no sofá, será modificado por um protagonista, sentado no mesmo sofá.

No Grupo de Trabalho do Intercom 2009 sobre a TV Digital o tema foi muito debatido por especialistas do assunto de todo o Brasil, que expuseram seus artigos mais atuais. Dentre os 10 participantes, 4 são da UNESP do campus de Bauru e estudantes do programa de mestrado em TV Digital.

Dentre eles, está Giovana Sanches, jornalista formada na UNESP – Bauru e mestranda do programa de TV Digital da mesma universidade, ela aposta no poder da conscientização pela interatividade.

“Eu acredito num conteúdo educativo da TV pública digital, pois só ela propicia o incentivo à cidadania e cultura.”, afirma. Giovana ainda lembra que nas emissoras comerciais isso se torna difícil porque elas dependem do lucro para sobreviver e o espaço para programas educativos fica menor.

A TVU, Televisão Universitária da UNESP-Bauru é pioneira na comunidade acadêmica quando se trata de televisão digital. “A TV ainda está em fase de implantação, mas já existe uma grade programas. O meu trabalho pretende integrar programas da TVU de 3 minutos que abordam um ensino informal, diferente do das escolas.”, ressalta.

Talvez, num futuro próximo, os domingos de poltrona e televisão serão tão educativos quanto à segunda-feira na sala de aula.


Renan Simão



0 comentários:

Postar um comentário