
Dentro das atividades realizadas no Intercom 2009, acontece o III OFCOM - Oficinas Intercom de Divulgação Científica. Em uma delas, os professores Alexandre Lara e Fábio Feltrin, da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), falaram sobre o Cinema Open Source, uma forma colaborativa de produção de conteúdos audiovisuais.
A partir de um ou mais vídeos (trechos de filmes, programas de TV, clipes ou outros produtos audiovisuais) juntos com outras mídias, produzidos por terceiros, cria-se outro trabalho, o vídeo remixado.
A técnica de remixar diferentes produtos midiáticos começou com os DJs e os remixes de mídias de áudio, sonoras, passando posteriormente para o audiovisual. Nos anos 2000, criou-se a cultura do copiar, recortar, colar vídeos, com efeitos especiais e de computação gráfica.
O remix se encaixa na participação do usuário do ciberespaço, que deixa cada vez mais de ser espectador e passa a um produtor de conteúdo na internet. O usuário precisa e sente a necessidade de interagir, produzir e participar.
O remix se encaixa na participação do usuário do ciberespaço, que deixa cada vez mais de ser espectador e passa a um produtor de conteúdo na internet. O usuário precisa e sente a necessidade de interagir, produzir e participar.
A tendência é que a cultura do remix fique mais fortalecida, os usuários fazem de redes como o orkut, facebook e twitter um espaço para divulgação desse tipo de conteúdo. O professor Alexandre Lara destaca algumas facilidades para a produção “o usuário hoje tem plataformas que são personalizadas para isso, como o Creative Commons e o You Tube Remixer. Além disso, cada a vez mais a produção fica padronizada dentro da lei e dos direitos autorais. Sem contar os softwares livres que as pessoas podem baixar em seus computadores”, comenta o professor Alexandre.
Uma característica muito presente nos remixes de vídeos na internet são os vídeos considerados trashs. O termo trash aplicados aos vídeos da internet vem caracterizar algo de baixa qualidade. Esses vídeos são uma verdadeira febre na internet e cultuados por uma verdadeira legião de pessoas. O professor Alexandre comenta o porquê desses remixes serem tão cultuados no mundo virtual: “A coisa principal da internet é que as pessoas querem se divertir. Entretenimento dentro da internet é fundamental, se o conteúdo não traz um laço afetivo com ele, com uma certa ironização de conteúdo ele se dispersa. Existem os profissionais, mas o internauta quer buscar entretenimento”.
Foto: Paula Machado
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