Jornalismo na web 2.0



A oficina “Imprensa 2.0: Teoria e prática para o jornalismo na era digital”abriu os trabalhos da OFCOM (Oficinas Intercom de Divulgação Científica). A palestrante Thaís Naldoni propôs aos participantes a construção da notícia a partir do que se pode encontrar na rede mundial.

Cada vez mais o uso das novas tecnologias tem sido premissa para a produção de notícia e na internet encontra-se o maior potencial. Este caminho tem alargado fronteiras para a comunicação, ao mesmo tempo que diminui a distância física e geográfica.

O termo “Imprensa 2.0” no título da palestra é referência à Web 2.0, conceito que fala da segunda geração de internautas e da partipação deles na rede com a troca de informações. “Na Internet nada é definitivo, este é um apenas um passo. Ainda falta muito para chegar em um ponto em que o internauta possa de fato participar”, afirma Thaís Naldoni, editora-executiva do Portal IMPRENSA, que tem seu conteúdo voltado para jornalistas.

A democratização e acessibilidade da Web permitem ainda que o expectador participe ativamente na construção da notícia. O ponto de partida desta oficina são as redes que permitem a interação imediata entre usuários desta rede, inclusive meios de comunicação e comunicadores. Com um material vasto da internet, Thais pediu para que grupos coletassem material de diferentes assuntos em redes sociais populares no Brasil como Twitter e Orkut.

O papel do jornalista é o de trabalhar o potencial da rede, captar a relevância e apurar os fatos para que o volume de informação não atrapalhe a imprensa. “Vai demorar para que o usuário seja a figura principal, e talvez nunca seja, por que o principal é a notícia”, é a reflexão de Thaís. “Mas com as redes sociais, todo mundo é pauta.”



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