Identidade de Bauru é tema de documentário no Intercom



Toda cidade carrega particularidades que colaboram para a construção da identidade local. Um grupo de alunos de jornalismo da Universidade Estadual de São Paulo - Unesp - do campus de Bauru produziu, em 2008, um documentário questionando a importância de uma identidade para as cidades. O objeto central do estudo é a região conhecida como “cidade do lanche”: Bauru.
O mote do documentário “Segunda Via: Bauru em busca de uma nova identidade” é o roubo do bauruzinho, a estátua de um lanche bauru que passou a ser considerada símbolo da cidade. A polêmica se dá em torno do fato de os estudantes o terem roubado. A partir de então, opiniões e argumentos são dados com o intuito de responder: “Qual a relevância da identidade para uma cidade?”

O documentário já ganhou o Intercom Regional Sudeste desse ano (realizado no Rio de Janeiro) pela categoria documentário em vídeo de jornalismo da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, EXPOCOM. Dessa vez o objetivo é maior: ganhar o Intercom Nacional.
A intenção inicial não era tão ambiciosa. O filme foi criado como trabalho acadêmico para disciplina Telejornalismo II. A proposta nasceu a partir de uma aula de antropologia - ministrada pelo Professor Doutor Claudio Bertolli - que retratava a importância da identidade para um indivíduo. O grupo acreditava que fazer um documentário sobre a identidade de bauru seria uma maneira gostosa de abordar um assunto não muito recorrente e pouco pesquisado.

A idéia de se inscrever para o Intercom Sudeste aconteceu de repente e sem grandes pretensões: “Achávamos que não iríamos ganhar, principalmente por conta da estética do documentário”, afirmou Pâmela Nunes, integrante do grupo. O filme concorreu com nove Trabalhos de Conclusão de Curso, em que a preocupação estética costuma ser maior.



0 comentários:

Postar um comentário