Utilizar as “ferramentas” corretas para vencer a timidez.



“Vencendo a timidez” foi uma das palestras ocorridas no terceiro dia da XIV Semana de Engenharia. A princípio, o tema parecia um tanto quanto estranho para uma Semana de Engenharia. No entanto, ao pensar na timidez, como um “problema” que atinge quase metade da população brasileira, pode-se notar a importância do tema. Além da
timidez, existe um problema pior: o medo de falar em público.

Para tentar acabar, ou pelo menos, amenizar o problema, José Carlos Cintra, engenheiro civil e professor titular da USP São Carlos, ministrou a palestra “Vencendo a timidez”, destinada a todos os cursos de engenharia. O professor trabalha com esse tema há 15 anos. Atualmente, além de lecionar, também oferece o curso “ensinar a ensinar” para alunos pós graduandos.

José Carlos realiza palestras por todo o estado de São Paulo, tanto para pessoas com fobia de falar em público, quanto para quem desejam melhorar a dinâmica de suas apresentações. Para isso, o professor acredita que a principal forma de atrair o público de um palestrante é a interatividade, o que, com certeza, não falta em sua apresentação. O problema é que para ocorrer interatividade, a ansiedade e o medo de falar em público têm de ser vencidos.

Para contornar a situação, José Carlos, trabalha com algumas ferramentas, consideradas ideais para conseguir “vencer a timidez”. A primeira delas é a chamada “Teoria da moeda”, no qual deve existir um contato visual entre as pessoas. A segunda ferramenta é a “representação de papéis”, na qual, a pessoa deve representar um personagem que cumpra bem a sua função, como por exemplo, a de falar em público. E a terceira e última é vencer a ansiedade, trocando os pensamentos negativos por pensamentos compensadores.

Na palestra, provavelmente nem todas as pessoas presentes conseguiram vencer totalmente a timidez. Mas a grande interação ocorrida entre palestrante e platéia mostrou que, com certeza, a cada dia, aquele público estará “vencendo a timidez”.

Letícia Greco/ Jornal Junior/ Cobertura Semana de Engenharia
Imagem kelli Franco



0 comentários:

Postar um comentário