Um espaço para as Sessões de Comunicações

Mantendo a tradição, XIII Jornada Multidisciplinar da Unesp Bauru abre espaço para a apresentação de trabalhos

Giovani Vieira e Renan Fantinato

Seguindo o exemplo das edições anteriores, as tardes de quarta (11) e quinta-feira (12) da XIII Jornada Disciplinar da Unesp Bauru foram marcadas pelas Sessões de Comunicações. Graduandos, mestrandos, alunos especiais e professores da própria Unesp ou de outras Instituições de ensino apresentaram teses e trabalhos de temas variados.


                                                                           

“As salas de comunicação são espaços tradicionais e consolidados dentro da Jornada. É o momento em que fica evidente o caráter multidisciplinar do evento e a função da universidade pública em desenvolver apresentações e debates dos mais variados temas”, ressalta a Prof. Drª Maria Antonia Vieira Soares, membro do grupo organizador da Jornada e responsável por mediar uma das salas de apresentações.
Cada uma das salas teve um tema específico, onde cinco ou seis trabalhos eram apresentados, sempre com a mediação de um professor ligado à área abordada. Vinte minutos era o tempo disponível para os participantes exporem seus temas, além de um tempo adicional para discussões e debates. “A Sessão de Comunicação da Jornada se diferencia pelo fato de podermos entrar em contato com trabalhos na mesma linha de pesquisa que o seu e também por promover discussões sobre aqueles temas que pouco conhecemos”, destaca uma estudante de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (USC)                                      
                                    


Um espaço especial foi reservado ao futebol, aproveitando o tema da Jornada deste ano - “Futebol, Cultura e Comunicação”. No final, os ouvintes também saíram satisfeitos e incentivados a participarem das próximas edições com a apresentação de um trabalho. “Gostei bastante do que foi apresentado. Acho que foi uma ótima oportunidade para aprimorar nosso senso crítico”, disse Mayara Reis, estudante do primeiro ano de Jornalismo da Unesp.
A troca de informações entre alunos e professores de diversos cursos é muito produtiva. “O diálogo é a comunicação efetiva que forma cidadãos e que permite que eles possam agir de forma mais consciente”, afirma Mayra Ferreira, mestre em comunicação e professora substituta da FAAC, que apresentou um trabalho sobre a comunicação participativa na internet.



1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a Unesp,por esse grande evento, e aos autores da matéria, por essa cobertura.Um ótimo trabalho!

Postar um comentário