Semana de Engenharia: fortalecimento da integração universidade-empresa
por
Jornal Júnior
24 de agosto de 2009
Marcadores:
semana de engenharia
Um bate-papo com o professor João Guarnetti foi o bastante para perceber o quanto ele e a Comissão Organizadora se empenharam a fim de trazer o melhor grupo de professores e palestrantes para a XIV Semana de Engenharia. “Os docentes que auxiliam no evento fazem com que os próprios alunos entrem em contato com os palestrantes de nomes internacionais e nacionais que venham a contribuir com a formação dos nossos discentes de todos os cursos ministrados na Faculdade de Engenharia.”
Todo o esforço da Comissão Organizadora é retribuido pelo crescimento do número de inscritos. “Observamos uma evolução do número de alunos interessados pelo número de inscrições através do site”, foram cerca de 500 inscrições só pela internet.
“É uma semana que proporciona aos alunos de Engenharia Civil, de Mecânica de Elétrica e de Produção um contato mais direto com profissionais que estão atuando há um determinado tempo no mercado de trabalho.” Esse contato com profissionais da área é de extrema importância para os alunos de graduação que iniciaram sua vida profissional agora e buscam ouvir especialistas das diversas vertentes da engenharia.
Além das palestras, a Semana agrupa também minicursos e apresentações de pesquisa cientifica de discentes desenvolvidas com orientadores vinculados aos cursos de graduação de engenharia. É um espaço na Semana aberto para que pesquisadores graduandos possam divulgar seus trabalhos.
Como presidente da Comissão Organizadora, Guarnetti manterá contato direto com os discentes e os docentes “dando o apoio logístico e institucional para que tudo ocorra dentro da maior harmonia, visando o único objetivo que é o fortalecimento da integração universidade-empresa.”
Aos participantes, o professor Guarnetti deixa uma mensagem: “A Semana de Engenharia é uma oportunidade única de estar fortalecendo os contatos com empresas e setores das áreas de Engenharia para que no futuro executem o papel de engenheiro efetivamente”. Guarnetti comenta a necessidade de uma melhora na qualidade dos formados em engenharia “Atualmente temos uma carência grande de profissionais que tenham essa visão de mercado, que no futuro estejam bem engajados na sua atividade profissional.” Ele acrescenta ainda que extensões como a Semana da Engenharia estão disponíveis no Campus principalmente para elevar o nível de graduados na área da Engenharia.
João Eduardo Guarnetti dos Santos é docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Unesp Bauru. Iniciou sua carreira ainda na antiga Fundação Educacional de Bauru que se transformou em Universidade de Bauru e em 88 foi incorporada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). É formado em Engenharia Agrícola com mestrado e doutorado na Área de Energia e concluinte em 2003 de sua livre docência.
Trabalha em Bauru desde 1986 e atua hoje em programas de pós-graduação junto à Faculdade de Artes e Arquitetura no programa de Design e no Curso de Pós-graduação em Energia de Agricultura junto à FCA/Unesp-Campus Botucatu. Tem ainda ministrado disciplinas profissionalizantes do curso de Engenharia Mecânica, dentre elas na área de Projeto. Guarnetti ainda orienta alunos a nível de graduação, especialização e pós-graduação a nível de mestrado e doutorado.
Sua vida acadêmica tem se concentrado sempre na formação de recursos humanos e na área de pesquisa e projetos de extensão, prova disso é a Semana de Engenharia que é uma atividade de extensão que visa abrir a universidade para a comunidade bem como para as outras unidades que compõem o campus de Bauru, inclusive o Colégio Técnico Industrial, CTI.
João Guarnetti, presidente da Comissão Organizadora da XIV Semana de Engenharia
Texto e foto:
Lais Bellini/ Jornal Junior

1 comentários:
Boa matéria, bem escrita =)
Postar um comentário