Construção de vias ferroviárias no Brasil é tema da Semana de Engenharia

A décima palestra de Engenharia Civil ocorrida na Semana de Engenharia – UNESP / Bauru abordou a temática da construção de vias ferroviárias no Brasil. A palestra “Inovações tecnológicas devido à implantação de uma via para trem de alta velocidade no Brasil” foi ministrada pelo Prof. Dr. Cássio Eduardo Lima de Paiva da FEC – Unicamp. O professor comentou sobre a história da Engenharia Civil relacionando-a com a inserção das vias ferroviárias no país. Explicações detalhadas sobre o surgimento da primeira ferrovia e os projetos desenvolvidos pelas universidades brasileiras acerca dessa temática fizeram parte da discussão.

O principal tema foi a implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV) interligando São Paulo ao Rio de Janeiro, envolvendo sua ampla problemática em relação aos investimentos de capital, avaliação de demanda e uso da população para compensar os altos investimentos.

A proposta consta na pauta governamental há um certo tempo, porém sua concretização ainda enfrenta uma série de obstáculos como um estudo apropriado da estrutura física necessária para suportar tamanha tecnologia, avaliando os danos ambientais e transformações nos fluxos de contingentes populacionais na área envolvida no trajeto. Recentemente o governo adiantou previsão para instauração para antes da Copa de 2010.

“Tanto o campo ferroviário quanto o rodoviário tem se transformado em um mercado novo e promissor para o engenheiro civil.”, afirma o Prof. Dr. Cássio Eduardo Lima de Paiva. Além disso as universidades desenvolvem pesquisas e incentivam s alunos a mergulharem nessa oportunidade que tem gerado e ainda gerará muitos empregos em um futuro próximo.

No decorrer da palestra foram estabelecidas relações entre o projeto brasileiro com projetos já concretizados ao redor do mundo, a exemplo do TGV na França, instalado em 1987 como 1 geração dos transportes de altíssima velocidade e o Tokaido Shinkaissen, interligando Tóquio a Osaka em 1964 como a geração zero dessa modalidade de transporte.

Informações acerca do andamento do projeto de instalação do Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil podem ser encontradas no site www.tavbrasil.gov.br.

Helena Ometto/ Jornal Junior/ Semana de Engenharia



0 comentários:

Postar um comentário