Bienal Internacional do Livro de SP celebra lusofonia

Maior evento editorial das Américas, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo coloca a lusofonia em destaque, na sua 21ª edição, que vai de 12 a 22 de agosto, na capital paulista.

A lusofonia (comunidade dos falantes do português em todo o mundo) é um dos quatro grandes temas da Bienal deste ano, juntamente com a obra dos escritores Clarice Lispector e Monteiro Lobato e o livro digital.

O Espaço Lusofonia reunirá algumas das principais atividades sobre o ensino internacional do português e oferecerá uma sala virtual, onde os visitantes poderão conversar ao vivo com pessoas que falam português em outras partes do mundo (como Estados Unidos, Guiné-Bissau, Peru e Timor-Leste).

Duas mesas de debate apresentam estrelas da literatura lusófona.

A primeira delas traz ao Salão de Ideias da Bienal, dia 19 de agosto, quinta-feira, às 17h, o escritor angolano Ondjaki, autor de romances como o recém-lançado Avô dezanove e o segredo do soviético. Ondjaki debate o novo acordo ortográfico da língua portuguesa com os linguistas Pasquale Cipro Neto e Maria Helena de Moura Neves.

A segunda mesa, dia 21 de agosto, sábado, às 19h, no Salão de Ideias, chamada de “Lusotropicalismo”, reúne os escritores angolano José Eduardo Agualusa e moçambicano Mia Couto.

O livro digital entra na programação oficial mesmo antes do início da Bienal. Nos dias 10 e 11 de agosto, no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, acontece o Fórum Internacional do Livro Digital, com palestras sobre esse novo e promissor mercado.

Da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo participam 350 expositores da cadeia produtiva do livro, que representam quase mil selos editoriais. Os autores são numerosos e representativos, como Lygia Fagundes Telles, Pedro Bandeira, Moacyr Scliar, Marcelino Freire, Fabrício Carpinejar, Milton Hatoum e Mauricio de Sousa.

Os ingressos custam R$ 10,00 (público em geral) e R$ 5,00 (estudantes). Profissionais do segmento editorial têm entrada gratuita. A abertura ao público acontece apenas no dia 13; no dia anterior, o acesso é exclusivo ao mercado do livro.

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi: av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, zona norte de São Paulo.

Para mais informações sobre a programação, acesse o site oficial da Bienal: http://www.bienaldolivrosp.com.br/.

Fonte: www.jornalirismo.com.br



0 comentários:

Postar um comentário