O Jornalista e o Mundo digital


 Qual o papel do jornalista no mundo digital?

por Laércio Guidio

Várias palestras e painéis neste primeiro semestre de 2010 abordaram a nova “fórmula” de se fazer jornalismo. O rumo das discussões é sempre o mesmo: os comunicadores sociais estão reinventando o formato de se comunicar, para se adequarem às novas tecnologias e satisfazerem as exigências do público.

Nada que seja uma grande revelação, pois o receptor passou a ser também um emissor de informação, o uso de redes sociais como: Twitter, Orkut e Facebook fazem a notícia se propagar cada vez mais rápido e as fontes serem cada vez mais diversificadas.

Portanto os jornalistas precisam indiscutivelmente aderir às novas formas de comunicação. Nunca o envolvimento entre as mídias foi tão requisitado. São muitas ferramentas existentes, mas mais que canais comunicadores é preciso muita criatividade, independente do meio de comunicação.

As palestras e painéis sobre a imprensa revelam algo que já faz parte do cotidiano dos espectadores e que deve expandir cada vez mais: o humor inteligente e textos mais literais, acompanhados de infografismos e ilustrações editoriais; o design tomou conta da comunicação não somente como complemento, mas também como “agente protagonista” de informação.

O jornalismo está cada vez mais humanizado, artesanal, e carente de profissionais que informam e conquistam, não basta noticiar, tem que satisfazer o público cada vez mais exigente.

Os bastidores dos fatos também são importantes, pois despertam a curiosidade e a vontade de saber mais sobre o que ocorreu, a notícia deve ganhar um desdobramento com muita atenção para o que antes era meramente descartado.

A internet é uma grande aliada do jornalismo, mas não podemos esquecer que é algo vivo, que se reinventa a cada dia; sendo assim, o jornalista também precisa se reinventar, reciclar, remodelar seus hábitos e enxergar além dos olhos do público, uma tarefa nada fácil se for pensar que a massa heterogênea tem visão plural, mas exigência bem singular: matérias bem elaboradas e com criatividade sem limite, desde o título até o último ponto final.




0 comentários:

Postar um comentário