Cristina Camargo
Agência BOM DIA
Estudante de jornalismo da Unesp-Bauru, Renata Caroline Penzani, 22 anos, sempre gostou de literatura. “Escrevo desde sempre”, conta. Começou ainda na infância, quando ganhava livros da mãe e encantava-se com as histórias.
Agora, Renata deu um passo importante para realizar seu sonho de virar escritora reconhecida.
Ela venceu o 1º Concurso de E-Contos realizado pela Ficções Editora e Gato Sabido, e-bookstore brasileira.
Como primeira colocada, ganhará um leitor de livros editais. Os 40 melhores e-contos serão editados num e-book com selo da Ficções Editora e comercialização pela Gato Sabido.
O e-book será lançado na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto, no Anhembi.
Surpresa
A estudante ficou surpresa com a premiação. Para participar, precisou escolher um de seus contos, “Nelson”, e fazer cortes para que o texto ficasse do tamanho exigido. A premiação serve agora como estímulo para Renata continuar sua trajetória dedicada às letras.
Ela escolheu o curso de jornalismo porque quer escrever e não virar uma acadêmica da literatura.
O projeto é fazer jornalismo literário, como a repórter e escritora gaúcha Eliane Brum e o crítico literário e escritor carioca José Castello, autores que admira.
“Não sei fazer outra coisa”, afirma sobre o ofício que escolheu para seguir.
O concurso vencido por Renata foi destinado a escritores brasileiros desconhecidos, morando aqui ou no exterior e que tenham mais de 16 anos de idade.
O tema foi livre e os textos tinham que ter no máximo 1.400 toques. Segundo a editora, 340 contos foram inscritos e analisados pelos jurados indicados pelos organizadores.
Blog
Renata tem um blog, o “furtacores”, onde exercita seu talento para a escrita.
Um dos últimos textos é sobre o Eyjafjalla, que ela chama de vulcão injuriado.
“Pensem em minha indignação neste momento, ao ter de engolir todos esses impropérios após 200 anos da mais serena calmaria. Ouvi até alguns apocalípticos chamando de ‘fúria da natureza’ o meu ressurgimento, ou rotulando o acontecimento de ‘vingança’. Posso ser feito de magma, gases e partículas quentes, mas tenho sentimentos”, escreveu.
Saiba mais sobre a escritora.
Blog de Renata: furtacores.tumblr.com


0 comentários:
Postar um comentário