A metacompetência como desempenho profissional

Como usar conhecimentos, habilidades e atitudes no mercado de trabalho

Por Laura Luz

Ocorreu nessa quarta-feira, dia 24 de agosto, às 19h o “Minicurso de Metacompetência” ministrado pela psicóloga Mirela Cristina Moraes como parte da programação da Semana de Engenharia 2010.

A metacompetência é a compilação das exigências que são feitas a um profissional no mercado de trabalho, nas quais as limitações tendem a ser superadas para agregar valores à competência técnica. O educador Eugênio Mussak explica que a metacompetência é a união da chamada competência essencial (aquela que se limita à cada função da pessoa) com a competência transversal (aquela que vai além do que se espera do profissional).

Segundo Mirela os novos profissionais devem entender que podem ser diferentes dos outros através das suas qualidades humanas que tendem a potencializar as qualidades teóricas e “isso não é complicado”.

Ela acrescenta que todas essas qualidades que destacam um profissional estão ao nosso alcance, basta saber como utilizar. “É agregar valor a sua competência técnica, tendo várias outras características para potencializar o que você já sabe quando sai da faculdade.”

Dentre essas diversas características que destacam o profissional se destacam o conhecimento, as habilidades, as atitudes, além do talento nas ações e da habilidade de comunicação e de criatividade.

A palestra foi focada nas exigências do mercado de trabalho aos novos profissionais, baseadas no cenário empregatício atual e atraiu alunos de todos os cursos de Engenharia participantes do evento.



0 comentários:

Postar um comentário