Conscientização gera economia e preservação

Ao conscientizar as camadas mais populares, projetos promovem a redução dos gastos de energia elétrica e a preservação do meio ambiente

Por Camila de Oliveira

Se mil famílias reduzirem o gasto de 10kwh por mês, o equivalente a 5 minutos de chuveiro ligado todos os dias, com a energia economizada seria possível abastecer mais 67 famílias. Essa situação foi proposta por João Abeid, que apresentou nessa quarta-feira o projeto da CPFL Rede Comunidade.

A palestra “Projeto IluminAção e CPFL: Conscientização do uso de energia elétrica” apresentou dois projetos, “Rede Comunidade” e “IluminAção”. As duas ações têm um objetivo em comum: conscientizar a população de baixa renda da necessidade do uso racional de energia elétrica a fim de economizar dinheiro e preservar o meio ambiente.

A ação do projeto “IluminAção”, que foi criado em 2005, é voltado para o público infantil e adulto, com diferenças na abordagem. Nas apresentações à população são tratados conceitos básicos de energia elétrica, como geração, transmissão e distribuição, além de aspectos presentes no dia-a-dia da pessoa, como consumo, leitura, selo procel e dicas. Para este ano, o projeto tem como meta a renovação do material didático, a criação de um material multimídia e a busca de novas pesquisas com a lâmpada solar, entre outros.

Ao apresentar o projeto da CPFL, João Abeid lembrou a dificuldade de levar a conscientização às camadas mais populares porque sua preocupação mais emergencial é quanto ao sustento de sua família. Por isso o projeto envolve não só a conscientização das famílias, mas também ações mais concretas, como a substituição de fiação e aparelhos domésticos que “roubam” energia por versões mais eficientes, e o oferecimento de cursos profissionalizantes que atendam ao perfil da comunidade envolvida.

Abeid destacou que as ações do projeto qualificam a população, permitem o ingresso num novo emprego, melhoram suas condições de vida e reduzem os gastos com energia e permitem que essa economia seja gasta para necessidade da família em vez de ser usado para pagar excesso de consumo de energia.



0 comentários:

Postar um comentário