Por Janaína Ferraz
Nos dias 29 de Abril a 1º de Maio, ocorre o XV Enejunesp – Encontro das Empresas Juniores da UNESP – em Franca, interior de São Paulo.
De acordo com o estatuto do Enejunesp, qualquer empresa júnior da UNESP pode participar do encontro. Contudo, o evento é monitorado por uma comissão específica, formada só por alunos membros das empresas de toda a universidade. Essa comissão decide o tema do evento e vota na empresa junior que irá realizar o próximo Enejunesp.
O Enejunesp acontece duas vezes por ano, uma em cada semestre. No primeiro semestre de 2010 o encontro aconteceu em Guaratinguetá, já no segundo semestre em Assis. Como única empresa júnior de jornalismo, a Jornal Jr., fez o primeiro boletim de cobertura e de levantamento histórico do evento.
![]() |
Membros de empresas juniores da UNESP se reúnem em grupos de discussão. (Fonte: picasaweb.google.com/NEjunesp) |
Nesses grupos de discussão (GD), todos os diretores se reúnem numa sala e explicam como funciona o trabalho na sua empresa júnior e quais os seus problemas recorrentes. Os outros diretores ouvem e dão sugestões para o que se está problematizando. Há GDs para os presidentes, diretores de projetos, diretores de martketing, e assim por diante.
A ex-diretora de projetos da Jornal Jr., Laís Modelli, conta que o Enejunesp foi muito bom para a empresa. “Fechamos parceria de trabalho com várias empresas; Empresa Junior de Geografia de Prudente, Relações Internacional de Marília, etc; e ficamos conhecidos no campi todo”.
No GD em que Laís participou, ela recebeu várias ideias de funcionamento interno. “A Jornal Jr. ainda era muito jovem, tínhamos vários problemas quanto a isso”.
Foi através das reuniões e troca de conhecimentos que o Enejunesp trouxe para a Jornal Jr. a atual célula de funcionamento da empresa de jornalismo; repórteres fixos para boletins, repórteres freelas cadastrados, trainees, diretoria e um braço maior para a diretoria de projetos.


0 comentários:
Postar um comentário