Bauru realiza Etapa Municipal da Confecom

A Unesp Bauru sediu neste sábado, 3 de outubro, a etapa municipal da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Pela manhã foi realizada uma mesa redonda com o professor da Unesp Maximiliano Martins Vicente e a jornalista Bia Barbosa, representante do Intervozes. O assunto girou em torno dos desafios que a Confecom enfrentará para ter uma comunicação efetivamente democrática.

Após a apresentação de autoridades políticas de Bauru, Garça e Marília, que ressaltaram a relevância do tema para a sociedade, o professor Maximiliano começou seus apontamentos.
Fazendo uma breve retrospectiva histórica da comunicação aliada à cidadania, o primeiro passo foi a discussão do que significa o conceito. No século XVIII a cidadania era tido como conquista de direitos, mas no contexto atual essa definição foi ampliada. “Cidadania é o processo de transformação e não de conquista de direitos. Quando se fala em garantia dos direitos, não se pensa em sociedade, mas em grupos”, disse o professor.

A jornalista Bia Barbosa colocou dados que mostram o tamanho do problema. “No Brasil, 6 redes controlam 85% da mídia. Grande parte está nas mãos de pessoas ligadas à poderes políticos que, com a mídia, ganham também poderes de influência. O regime de concessões é por licitações públicas, os monopólios não são fiscalizados, e ainda para não aceitar uma renovação de concessão de rádio ou TV, é preciso que três quintos do congresso vote abertamente pela cassação. Esses são alguns desafios para a Confecom”, enfatizou a representante do Intervozes.

Durante a tarde, o auditório se dividiu em três grupos para a discussão de propostas. Entre elas, a mudança nas regras para rádios comunitárias, regulação de publicidade e propaganda para o público infantil e a pluralidade de vozes nas novas tecnologias digitais. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual, que acontecerá de 30 de outubro a 1 de novembro em São Paulo.

A Conferência Nacional de Comunicação, que reunirá todas as propostas estaduais e elaborará um relatório final, está marcada para os dias 14 a 17 de dezembro.

Henri Chevalier



0 comentários:

Postar um comentário