RP Realiza o Meeting 2011 - 2º dia

Por Laura Luz

Dando continuidade ao sucesso da noite de estréia do Meeting 2011, o segundo dia de evento não perdeu sua qualidade e empolgação do público.

Os 180 inscritos presentes esperaram ansiosos pelo começo do evento, que devido a problemas meteorológicos não pode contar com a presença de uma das duas palestrantes, Gabriela Santoro do Ministério do Esporte, que de uma forma muito gentil e solícita agradeceu ao convite e pediu desculpas pela ausência por uma carta lida pela mediadora da noite

Além disso, Gabriela também contou brevemente como é a atuação de um relações públicas nos eventos esportivos, adiantando, principalmente, como será esse trabalho nos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Ela também se comprometeu a vir a Bauru na mais breve oportunidade.

Por isso, a noite começou com uma hora e meia de atraso, mas não afastou nenhum dos inscritos, que esperaram, sem tumulto, Cristiana Cabreira da agência FSB de Comunicação e ganhadora do prêmio Opinião Pública.

O tema da noite era A atuação do RP em eventos Internacionais e a palestrante soube explicar de forma clara, didática e expansiva como é seu trabalho em grandes empresas e na atuação e nesses eventos internacionais.

Cristiana falou sobre a capacidade de profissionais da sua área gerirem comunicação integrada em grandes empresas. Contou também da necessidade do amor a profissão com a seguinte ressalva: “Nós não pertencemos às empresas e as empresas não nos pertencem, nós só carregamos a bagagem que elas nos deixam.”

Na platéia os alunos respondiam a três perguntas feitas pela palestrante sobre assuntos referentes à palestra, que começou com um vídeo da Embratur (a entidade especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo), feito para promover o turismo no Brasil, que segundo Cristiana
pode ser apresentado sem clichês e estereótipos.

Depois a palestra se baseou em como foi a atuação da Embratur na Copa de 2010 na África do Sul para divulgar a imagem do Brasil dentro do país da Copa, mostrando cada etapa do planejamento, desde a apresentação do case, do job, até o feed back do público.

Para finalizar, Cristiana mostrou os 10 mandamentos de um evento e fez até uma analogia com o trabalho de um médico, que não atua sem saber realmente qual é o problema, no caso do RP, na comunicação.
Os assuntos abordados permitiram que muitas indagações fossem feitas pelos alunos ao final da palestra e Cristiana respondeu a todos, até os assuntos mais polêmicos, como o que ela acha do tratamento do nosso país como um produto publicitário.

Como uma boa RP, Cristiana teve uma estratégia fantástica para conquistar ainda mais a atenção dos ouvintes que ao final responderam perguntas valendo prêmios da Embratur, incluindo um livro exclusivo. “Viram como um feed back pode ser divertido?”, finalizou humorada Adriana.

Meeting – Encerramento

Pensar globalmente e agir localmente é o tema da última palestra

Por Laís Rodrigues

Nesta quinta-feira, 14 de abril, a RPJr., empresa Júnior de Relações Públicas da Unesp de Bauru, trouxe três palestrantes para encerrar o Meeting 2011. Maria Aparecida Ferrari, Óscar Curros e Marília Lobo debateram sobre o tema “Relações Públicas e comunicação intercultural”.

A professora pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP Maria Aparecida Ferrari expôs conceitos teóricos sobre o assunto, afirmando que o maior problema do profissional de relações públicas é a superficialidade.

Com essa justificativa, Maria Aparecida definiu comunicação intercultural como a capacidade que o RP tem de interagir de forma eficaz com pessoas de culturas reconhecidas como diferentes da sua. Para que essa interação seja simétrica e funcione, é necessário que uma cultura não se imponha à outra e que haja negociação.

Já os outros palestrantes apresentaram estudos de caso de comunicações interculturais. Óscar Curros, também pesquisador da ECA-USP, expôs a sensibilidade apresentada pela Vale ao lançar, em 2007, uma campanha condizente com o brasileiro. Segundo Óscar, uma marca que quer se tornar global deve investir em planejamento de relações públicas para evitar choques culturais.

Marília Lobo, professora da Cásper Líbero e RP da empresa Finaideia Comunicação, apresentou o estudo de caso da marca estabelecida pela China nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Marília mostrou, com esse exemplo, que o trabalho de RP é de resultado a longo prazo, em especial quando a imagem percebida é negativa e consolidada.



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