Produção cultural em alta

Atividade vem crescendo no Brasil por agregar valor à sociedade e valorizar a cultura


A atividade cultural no Brasil está crescendo cada vez mais nos últimos anos. Seja na organização de shows, exposições de arte, montagens teatrais, ou espetáculos. O fato é que a produção cultural humaniza as instituições, canaliza a criatividade, e ainda atua como instrumento de inclusão social e geradora de novas economias.

“Os eventos culturais são de suma importância para completar a formação integral dos indivíduos somando conhecimentos gerais e específicos de diferentes artes, culturas, idéias, pensamentos, formas de expressão comunicação e outros”, disse o estudante de Relações Públicas da UNESP, Artur Feleiro, que faz parte do Enxame Coletivo.

Segundo o estudante, nos últimos anos, um avanço considerável das políticas públicas fez com que o Brasil começasse uma nova fase no trabalho com a cadeia produtiva, incentivando a democratização do acesso e da produção cultural. Desse modo, políticas culturais desenvolvidas pelos ex-Ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira resultaram na criação e expansão de grandes projetos para a cultura, como o projeto Cultura Viva e outros tantos que trabalhavam com a Sociedade Cívil como base principal dessa movimentação da cadeia produtiva da cultura.



ex ministro apresenta projeto “ Cultura Viva”

“Estamos vivendo um momento em que “é legal” investir em cultura, afinal de contas “conta pontos” pró para a empresa que investe, é um trabalho digno, social, democrático etc”, completou Artur Feleiro. Entre os movimentos culturais que se destacaram nos últimos anos, é possível citar- além do projeto Cultura Viva- a Virada Cultural, realizado tanto na capital paulista como em cidades do interior de São Paulo e o projeto “Itaú Cultural”.


Na área de produção cultural, depende do profissional de relações públicas transitar entre os principais pilares da cadeia produtiva da cultura: a Sustentabilidade, o Planejamento e a Comunicação. Sendo assim, é o profissional de RP quem trabalha na captação de recursos, na área de planejamento participativo e estratégico do evento e na parte de assessoria de imprensa, redação e Atendimento/SAC. As áreas de cobertura do evento e publicação ficam por conta dos jornalistas.



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