A diferença entre Pós-graduação e Mestrado

A escolha pela Pós ou pelo Mestrado dependerá dos objetivos do aluno: mercado ou acadêmico 

Terminada a universidade, o aluno formado tem alguns caminhos a seguir, como o de prestar outro curso, o de partir direto para o mercado de trabalho ou o de se especializar dentro ou fora da área que cursou a faculdade. Caso a escolha seja essa última opção, o formado deve se decidir entre Pós-graduação ou Mestrado. Acontece que muitos universitários, mesmo depois de formados, não sabem a diferença entre essas duas especializações.

Pós-graduação é um curso de especialização que dura, em média, 1 ou 2 anos. Por ser prático e objetivo, esse tipo de especialização geralmente atende melhor aqueles que pretendem seguir a área de mercado e não a área acadêmica, já que permite aprimoramento profissional. Esse curso não garante o acesso ao Doutorado, mas a vantagem da Pós-graduação é que ela permite o aluno se especializar em algo ligado diretamente ou não a sua graduação. A Pós "Jornalismo e Mídia", por exemplo, é voltada tanto para graduados em Jornalismo como para outros graduados que tenham experiência profissional nas áreas relacionadas ao jornalismo. Um administrador de empresa jornalística, por exemplo, poderá fazer essa Pós-graduação.

O Mestrado, por sua vez, dá acesso ao Doutorado e permite o aluno complementar sua formação específica.   Os temas abordados em um Mestrado são muito mais específicos que os da Pós-graduação. Além disso, um mestrando, através de sua pesquisa, é estimulado a buscar por si só a solução de problemas. Para quem pretende seguir carreira de professor universitário, Mestrado e Doutorado se tornam indispensáveis. Aqueles que buscam a área de mercado também podem escolher pelo Mestrado Profissionalizante, que é um curso menos teórico que o acadêmico e voltado para o mercado de trabalho. Para conseguir o título de Mestre, o aluno deve expor a conclusão de seu trabalho a uma Banca Examinadora.

Tanto a Pós-graduação como o Mestrado são oferecidos pelas universidades públicas e particulares. Nas públicas, essas especializações são gratuitas, já nas particulares podem ser pagas. O valor dependerá do número de créditos. O aluno pode conseguir uma bolsa tanto em Pós-graduação como em Mestrado em ambas as universidades.



0 comentários:

Postar um comentário