Marketing político aplicado em campanhas eleitorais
A aplicação das teorias da psicologia e da publicidade na comunicação foi o tema de exposição da mesa-redonda de encerramento
Foto: Raphael Rodrigues
Foto: Raphael Rodrigues
Beatriz Almeida
"Aplicações práticas do marketing político" foi o tema da noite de encerramento da IX Semana de Relações Públicas. A mesa-redonda que tratou do assunto contou com a participação do experiente Lupércio Zambieri, jornalista e diretor de Planejamento do Empório de Comunicação, agência filiada à Publicis Salles Norton, uma das três maiores agências do mundo; da jornalista e assessoria de imprensa Tânia Guerra, e de José Alberto Conte Júnior, formado habilitado em jornalismo pela FAAC (UNESP Bauru) e responsável pela Assessoria de Imprensa e Comunicação da campanha dos candidatos João Cury e Professor Caldas, da coligação Botucatu Merece Mais, em 2008.
Através de um discurso pessoal a respeito de campanhas políticas, a jornalista Tânia Guerra deu início à apresentação do tema. Com uso de linguagem simples e objetiva, Guerra acredita a idéia central do marketing político está na objetividade e aproximação com o eleitor. "Até que ponto não é melhor fazer uma campanha com mais verdade, mais simplicidade? O que acontece hoje é muito marketing e pouca informação", observa a comunicadora.
Os recursos utilizados em campanhas eleitorais foram a questão apresentada por José Alberto Conte Júnior logo em seguida. Para o assessor a imagem de um candidato se constrói passo-a-passo após o estudo não só candidato, mas também do eleitor. "O resultado de uma eleição é fruto de um processo humano e não matemático. Não dá pra ser frio e calculista."
Foram apresentados aos presentes dicas e instruções de como projetar positivamente o candidato através dos veículos de comunicação, incluindo mídias alternativas como panfletagem, mídia digital e distriuição de DVDs com apresentação do programa político. Segundo o planjamento seguido por Conte, é de extrema importância ressaltar pontos positivos e tentar eliminar os negativos, mas sem negá-los. "O grande pecado capital da comunicação está centrado na mentira. Não se pode formar uma imagem de um candidato de uma coisa que ele não é."
Seguindo a mesma linha de Conte, o jornalista Lupércio Zambieri salientou a importância de redes sociais na mídia digital como recurso para tornar a campanha eleitoral mais dinâmica e ter maior abrangência de público. O palestrante expôs estratégias de como manter o interesse do candidato através de relatos de campanhas eleitorais nas quais foi responsável pela comunicação. "A candidato deve se posicionar como a opção que melhor atende às expectativas. É necessária a identificação do eleitor com o candidato. E aí que entra o marketing político".
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