Por ser ano de Copa do Mundo, estamos cercados por publicidades que nos remetem ao campo de futebol. Por falar nisso, você sabe como o campo da fotografia se comporta quando tem que retratar o campo de futebol, por exemplo? Não sabe a resposta? Então confira o texto abaixo, que trás dicas a respeito do fotojornalismo.
A primeira dica que se pode dar é em relação a atenção do fotógrafo. Por ser um evento esportivo, lugar em que as coisas acontecem com enorme dinamismo, o fotógrafo precisa acompanhar todos os lances e movimentos para não perder os detalhes.
Em uma antiga entrevista ao site do curso Abril, o fotógrafo Alexandre Battibugli, ex-editor da revista Placar, afirma que a mais válida de qualquer dica é que o aspirante a fotógrafo pratique. Segundo Alexandre, praticar constantemente ensina coisas ao "aluno" que nenhum curso da área ensinará.
Ainda segundo Alexandre, é muito difícil que um foca já comece a carreira fotografando competições esportivas, já que esse tipo de cobertura requer prática. Captar os movimentos rápidos e inesperados dos esportistas, além de atenção, requer domínio total da máquina fotográfica.
O fotógrafo também chama atenção para cobertura de jogos de futebol. Nesse tipo de modalidade esportiva, o fotógrafo tem que se preocupar tanto com o jogo quanto com a torcida. O fim do jogo requer uma atenção maior, pois em caso de briga de torcidas, fotógrafos nunca são bem vindos no local. O próprio Alexandre já teve que se proteger de torcedores.
Outra dica é o cuidado com montagens: em fotojornalismo não se deve existir nenhuma montagem!
E você deve estar pensando "esses profissionais são sortudos, pois entram de graça nos maiores eventos". Segundo Alexandre, no entanto, quando se está em um evento esportivo para fotografá-lo, seu campo de visão é muito restrito a lances e não ao todo. Logo, é muito difícil prestar atenção nos movimentos e ainda acompanhar o placar...Ossos do ofício.
0 comentários:
Postar um comentário