Por Regiane Folter
Iniciou-se nesta terça-feira, 26 de outubro, a terceira Semana Estado de Jornalismo, em São Paulo, na sede do jornal O Estado de São Paulo. Com o objetivo de promover o contato dos alunos do curso de jornalismo com renomados profissionais da área, o evento traz quatro semanas anuais com palestras e debates para que os estudantes se aproximem um pouco mais da profissão.
O evento, em parceria com o banco Santander, promove também o Prêmio Jovem Jornalista, que vai classificar mais quatro alunos nessa edição da Semana que, além de terem suas reportagens publicadas no jornal diário, vão concorrer a uma bolsa de estudos para a Universidade de Navarra, na Espanha.
A Semana começou com duas palestras voltadas para o Prêmio e o tema desse ano: desenvolvimento sustentável. Ao final do dia, os estudantes receberam a pauta que deverão realizar para participar do Prêmio Jovem Jornalista, e o assunto que eles deverão explorar em cerca de três mil caracteres é turismo sustentável.
Na quarta-feira, dia 27, os alunos vão debater a função do jornalista em uma eleição com o repórter de política Roberto Almeida, o coordenador de repórteres especiais Roberto Godoy e com o experiente jornalista Boris Casoy.
Na quinta-feira, a discussão visa a infografia, levando em conta a recente reforma gráfica que modificou o visual do Estadão. O diretor de arte responsável por esse projeto gráfico, Fábio Sales, vai conversar com os estudantes sobre o assunto. Já na sexta-feira, último dia da Semana, o jornalismo vai ser abordado em suas diferentes mídias pelos editor-chefe da TV Estadão, Felipe Machado, editora-chefe da rádio Eldorado, Filomena Selemme, e o editor-chefe do portal Estadão, Otávio Dias.
0 comentários:
Postar um comentário